top of page

O ferro além da anemia

  • Foto do escritor: anadametto
    anadametto
  • 29 de jun. de 2022
  • 1 min de leitura

A função mais conhecida do ferro em nosso corpo é a de fazer parte da estrutura da hemoglobina, a hemoglobina por sua vez é responsável por levar o oxigênio aos tecidos.

Quando o estoque de ferro no nosso corpo se esgota, uma quantidade menor de hemoglobina e glóbulos vermelhos é sintetizada, levando a anemia que representa a forma mais grave da deficiência de ferro.


Mas, mesmo antes de anemia se instalar, a carência desse mineral já causa inúmeras e importantes alterações orgânicas com diversos sintomas: cansaço, queda de cabelo, alterações da memória, comprometimento da imunidade...isso porque o ferro é encontrado em todas as células do nosso corpo e exerce funções metabólicas e oxidativas, além de ser essencial para replicação celular.


Uma alimentação balanceada deve conter entre 10 e 20 mg de ferro

O ferro presente nas carnes vermelhas e vísceras de animais é biologicamente mais disponível, porém alguns vegetais e leguminosas contém uma quantidade significativa de ferro, porém são menos absorvidos no intestino e sofrem grande influência de fatores inibidores e facilitadores na refeição.

A absorção é aumentada pela vitamina C (encontrada por exemplo no suco de laranja ou quando tomada como suplemento) e pela carne, e pode ser inibida pelo cálcio, fibras, chá, café e vinho. A absorção do ferro também é melhor em alimentos cozidos quando comparados com alimentos crus.



Comentarios


Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

(19) 3236-0899/(19)3232-6022/(19)99219-4292

  • Facebook
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook

©2018 by Dra Ana Paula Fortunato Dametto. Proudly created with Wix.com

bottom of page