top of page
  • Foto do escritoranadametto

A vitamina B12 e a nossa saúde


Quais as fontes de vitamina B12?


A vitamina B12 (também chamada de cobalamina) é uma vitamina essencial para nosso corpo e é obtida somente pela dieta ou pela suplementação, pois as nossas células não podem sintetizá-la. A dose diária recomendada (DDR) nos EUA de vitamina B12 para adultos é fixada em 2,4 μg/ dia; na gestação é de 2,6 μg/ dia e 2,8 μg/ dia no período de amamentação.(1)


A vitamina B12 é sintetizada apenas por certas bactérias e concentra-se principalmente em predadores localizados no topo da cadeia alimentar. As fontes alimentares de vitamina B12 incluem os produtos de origem animal como carne, laticínios, aves, peixes e ovos. No entanto o teor de vitamina B12 não é alto nos ovos (aproximadamente 0,9-1,4 μg / 100 g), a maior parte localizada na gema. A média de biodisponibilidade da vitamina B12 nos ovos cozidos é de 3,7% a 9,2%. Assim, a vitamina B12 nos ovos é geralmente mal absorvida em comparação com a de outros produtos derivados de animais. A quantidade de vitamina B12 nos vários tipos de leite é também muito baixa (aproximadamente 0,3-0,4 μg / 100 g) e durante o processamento do leite uma boa quantidade ainda é perdida. Essas observações explicam por que a deficiência de vitamina B12 é relativamente comum em lacto-ovo-vegetarianos.(2)

A vitamina B12 não está presente em alimentos derivados de plantas, com exceção daqueles que contêm produtos de origem animal ou que contêm vitamina B12 adicionada. As algas marinhas em geral não são uma fonte de vitamina B12, embora certas algas comestíveis (nori) usadas em preparações da culinária japonesa possam conter alguma vitamina B12. (2)

O estoque total de vitamina B12 no corpo está na faixa de 2 a 5 mg, com aproximadamente metade disso armazenado no fígado. Se a ingestão ou absorção de vitamina B12 cessa, a deficiência normalmente não se desenvolve por pelo menos um a dois anos, às vezes até mais.

O que a deficiência de vitamina B12 pode causar?


Qualquer fator que reduza a ingestão ou absorção de vitamina B12 coloca em risco as pessoas para deficiência dessa vitamina.


Alguns exemplos são:

· Ingestão alimentar reduzida;

· Decomposição gástrica reduzida da vitamina B12 dos alimentos - como ocorre no uso de medicamentos como por exemplo omeprazol, cimetidina;

· Má absorção pelo trato gastrointestinal – uso de metformina, gastrite atrófica, anemia perniciosa, cirurgia gástrica ou intestinal, síndromes de má-absorção (Doença de Crohn, Doença celíaca etc)


Algumas variações nos genes responsáveis por regular absorção de B12, assimilação, metabolismo celular e o transporte plasmático da vitamina afetam a suscetibilidade ao desenvolvimento de deficiência de vitamina B12. Outro fator que pode desempenhar um papel importante a suscetibilidade de um indivíduo à deficiência de vitamina B12 é a composição do seu microbioma gastrointestinal.(3)

Quais as populações de risco para deficiência de vitamina B12?


Com o crescente número de procedimentos cirúrgicos de bypass gástrico realizados para obesidade classe III (IMC>40) a incidência e prevalência da deficiência de vitamina B12 têm aumentado. Assim, pacientes pós-cirurgia bariátrica devem fazer acompanhamento médico/nutricional e reposição regular dessa vitamina.


Outra população em que é frequente essa deficiência vitamínica é a de veganos e vegetarianos estritos que não fazem uso de suplementos alimentares adicionais.


As gestantes devem estar atentas também pois a vitamina B12 e o folato são vitaminas essenciais para formação do embrião e têm suas necessidades aumentadas durante o período pré-natale de amamentação. (4)


Indivíduos mais velhos podem ter uma combinação de condições que interferem na absorção de vitamina B12 dos alimentos, incluindo atrofia gástrica, acloridria devido ao inibidor da bomba de prótons (como exemplo omeprazol), crescimento bacteriano intestinal devido a antibióticos e / ou excesso de álcool.


Os pacientes com doenças gastrointestinais também estão incluídos no grupo de risco para essa deficiência, além daqueles que fazem uso de certos medicamentos (exemplo: metformina, omeprazol, anticonvulsivantes)


Qual a função da vitamina B12 em nosso corpo?


A vitamina B12 juntamente com o folato desempenha um papel crítico na síntese de DNA e RNA. Especificamente a vitamina B12 é um importante cofator de processos bioquímicos que envolvem o ácido metilmalônico e a homocisteína. A deficiência de B12 prejudica a conversão da homocisteína em metionina. A metionina por sua vez é necessária para produção de S-adenosilmetionina, a qual parece ter um importante papel na função neural.(3)


A vitamina B12 e o folato também têm um importante papel na produção do sangue e função da medula óssea.


O que a deficiência de vitamina B12 pode causar?


Uma deficiência grave e prolongada dessa vitamina pode provocar distúrbios neurológicos e hematológicos. O espectro da doença associada à deficiência de vitamina B12 é amplo, de assintomático à pancitopenia ou mielopatia com risco de vida. (5)


As células precursoras hematopoiéticas (células tronco a partir das quais as células do sangue são produzidas) estão entre as células que se dividem mais rapidamente no corpo e, portanto, são um dos tipos de células mais sensíveis à síntese anormal de DNA causada pelas deficiências de vitamina B12 e de folato. A essas alterações chamamos de

que podem levar a um quadro de anemia e diminuição de outras células do sangue, o que chamamos de citopenias (exemplo: diminuição de glóbulos brancos e/ou plaquetas).


A doença neurológica decorrente da deficiência de vitamina B12 pode acontecer sem anemia e pode ser irreversível, portanto, a detecção precoce é fundamental para evitar danos permanentes. O comprometimento neurológico inclui distúrbios motores, sensoriais, perda de equilíbrio e reflexos anormais, comprometimento cognitivo e perda de memória. Casos extremos podem apresentar estupor ou psicose.(6)


Outras complicações não-hematológicas incluem osteopenia e doença oclusiva vascular, essa última talvez atribuível ao acúmulo de homocisteína que ocorre na deficiência de vitamina B12, além de aumento de complicações durante a gestação, como defeito no tubo neural. (3)

As características clínicas de alguém que apresente deficiência de vitamina B12 podem variar de típicas, que costumamos chamar de “figura de livro”, até uma variedade de apresentações que podem dificultar o diagnóstico.(3)

Como se faz o diagnóstico de deficiência de vitamina B12?


Através da dosagem da vitamina no sangue associado a um quadro clínico condizente. Embora frequentemente usado como teste de triagem de primeira linha para a deficiência de vitamina B12, a medição da B12 no soro usada isoladamente tem geralmente uma baixa sensibilidade e especificidade para a detecção confiável da deficiência dessa vitamina. Um nível sérico baixo de B12 nem sempre indica deficiência de B12 (falso positivo) e uma dosagem de B12 dentro do intervalo de referência nem sempre conota normalidade (falso negativo).(3) Outros exames que podem ajudar o médico no diagnóstico são a dosagem de homocisteína e do ácido metilmalônico e holotranscobalamina.(6)


Além disso avalia-se o hemograma, reticulócitos, bilirrubinas, DHL e se há deficiência de ácido fólico concomitante.


Sempre que se detecta a deficiência da vitamina B12 deve-se necessariamente investigar sua causa, e testes/exames adicionais podem ser necessários.


Como se trata a deficiência de vitamina B12?


Com a reposição da vitamina. Há diversas apresentações (injetáveis, parenterais, sublinguais, intranasais) e a melhor forma de reposição e doses, deve ser avaliada pelo seu médico. Se há deficiência concomitante de outras vitaminas, como de ácido fólico e ferro, elas são também repostas. Um aconselhamento alimentar com nutricionista pode ser necessário.

Referências:

1. Vitamin B12 Fact Sheet for Health Professionals [Internet]. Available from: https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminB12-HealthProfessional/#h2

2. Watanabe F, Yabuta Y, Bito T, Teng F. Vitamin B12-Containing Plant Food Sources for Vegetarians. Nutrients. 2014;12(6):1861–73.

3. Green R. Vitamin B 12 de fi ciency from the perspective of a practicing hematologist. Blood. 2017;129(19):2603–11.

4. Sukumar N, Kandala N, Bhopal R, Saravanan P. Prevalence of vitamin B-12 insufficiency during pregnancy and its effect on offspring birth weight : a systematic review and. Am J Clin Nutr. 2016;1232–51.

5. Stabler SP. Vitamin B 12 Deficiency. N Engl J Med. 2013;368(2):149–60.

6. Hunt A, Harrington D, Robinson S. Vitamin B 12 deficiency. BMJ [Internet]. 2014;5226(September):1–10. Available from: http://dx.doi.org/doi:10.1136/bmj.g5226


955 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page